Você está aqui: Página Inicial / Sobre o município / O município de Carneirinho

O município de Carneirinho

por car publicado 20/12/2017 13h16, última modificação 20/12/2017 13h16
O município de Carneirinho, foi criado pela Lei Estadual de nº 10.704 de 27 de Abril de 1992, no mandato do Governador Helio Garcia.

Carneirinho é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na microrregião de Frutal. Sua população estimada em 2016 era de 10.030 habitantes segundo o IBGE. A área é de 2063,315 km² e a densidade demográfica, de 4,59 hab/km².

Situado na confluência dos rios Grande e Paranaíba, no extremo oeste do estado, o município tem limites com Itajá (GO) a norte, Limeira do Oeste (MG) a nordeste, Iturama (MG) a leste, Populina, Mesópolis e Santa Albertina a sudeste, Santa Rita d'Oeste e Santa Clara d'Oeste (estas cinco em São Paulo) a sul e Aparecida do Taboado e Paranaíba (no Mato Grosso do Sul) a oeste.

Composto por Carneirinho (sede) e pelos distritos de Fátima do Pontal, Estrela da Barra, São Sebastião do Pontal, o município ainda conta com as vilas Gracilândia e Aparecida do Paranaíba.

Em sua malha viária, o município é cortado pela BR 497 a qual liga-o aos municípios de Iturama (MG) e Paranaíba(MS), além de estradas municipais como a liga-o ao Município de Limeira d'Oeste e as ligam a sede aos distritos. Existem também portos hidroviários ativos que ligam o distrito de Estrela da Barra ao Município de Santa Albertina(SP) e o distrito de Fátima do Pontal ao Município de Santa Clara d'Oeste(SP).

O solo do município é predominantemente Latossolo Vermelho Amarelo, com textura média. As vegetações predominantes são, o cerrado de cultivo e mata atlântica de planalto.

O relevo é 30% plano, 69% ondulado e 1% montanhoso. O local de máxima altitude do município localiza-se na Parada do Angico é fica a 507 metros acima do nível do mar. Já o local de mínima altitude localiza-se na Fazenda Barreiro a é fica a 321 metros acima do nível do mar.

Na economia o município se destaca na pecurária de corte e leite, e na produção de açúcar e bioeletricidade.